Prozero

confiança em cada operação, segurança em cada detalhe.

Carne suína nacional é a mais competitiva do mundo, diz ONU​

Em 2025 o Brasil produziu a carne suína mais competitiva do mundo, segundo levantamento da UN Comtrade, da ONU (Organização das Nações Unidas), analisado pelo Centro de Pesquisa em Economia Aplicada (Cepea). O levantamento, que leva em conta o valor em dólar por quilo exportado apontou que o Brasil teve média de US$ 2,57 por quilo no ano passado.

O País é o terceiro maior exportador de carne suína no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e União Europeia. De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o país exportou 1,510 milhão de toneladas em 2025, um recorde para o setor. 

De acordo com a ONU, os dois líderes apresentaram uma competitividade menor em relação o Brasil. Ambos fecharam 2025 com média de US$ 3,18 por quillo.

 

 

Cenário Nacional 

De acordo com o Cepea, o preço da carne suína em 2026 começou com tendência de queda. O levantamento do Centro de Pesquisa mostra que a queda dos preços no mercado independente (Spot) chega a 20%.

 


Em 2025,o Brasil exportou 1,510 milhão de toneladas em 2025, um recorde para o setor • Rodolfo Buhrer/Reuters

 

Com essa desvalorização, pesquisadores explicam que os produtores estão optando por vender o suíno vivo no mercado independente a preços próximos, ou até inferiores, aos da produção integrada. 

Historicamente, a cotação no mercado independente é mais elevada devido aos maiores custos envolvidos.

​CNN Brasil

About The Author

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *