Autor de 4 gols e 3 assistências em 11 partidas na Bundesliga, o atacante brasileiro Rômulo tem ganhado elogios da imprensa alemã e dos próprios companheiros de RB Leipzig em sua temporada de estreia no clube.
E a boa impressão deixada pelo jogador de 23 anos não se dá apenas pelos números, mas também por seu comportamento sem a bola.
De acordo com dados do Sofascore, Rômulo tem uma média de 2,5 bolas recuperadas por jogo, característica bem-vinda em equipes que gostam de pressionar alto como o RB Leipzig.

Esse aspecto do jogo é algo que o brasileiro aprendeu ainda nas categorias de base do Athletico-PR com o técnico Rafael Guanaes, que fez campanha histórica no comando do Mirassol no Campeonato Brasileiro deste ano, levando o time do interior paulista à Copa Libertadores.
“Aprendi muito a jogar sem bola com ele. Sempre me dava toques de posicionamento. Todos têm que marcar e se ajudar, ainda mais em uma liga das Top 5 [da Europa], que tem intensidade alta. Se a gente lá na frente não está fazendo uma boa pressão, vão chegar no nosso gol”, diz o atacante, que não se surpreende com o bom presente vivido por Guanaes.
Do meu tempo na base, foi um dos melhores treinadores que eu tive. De ideias, de saber sobre o jogo, inteligência. E é um ser humano incrível, tem um coração gigante. É um paizão
Rômulo
Revelado pelo Furacão, Rômulo foi contratado pelo Göztepe, da segunda divisão da Turquia, no ano passado. Após se destacar pelo clube turco (22 gols em 46 jogos) e conseguir o acesso à primeira divisão, recebeu propostas de outros clubes da Europa, mas escolheu o RB Leipzig.
Na Alemanha, o brasileiro tem procurado absorver novos ensinamentos e se inspira em nomes como Harry Kane, do Bayern de Munique. De acordo com o atacante, o inglês é um exemplo de como se comportar no campo, inclusive na questão da pressão aos adversários.
“Outro dia até brinquei com o meu empresário. Estávamos vendo o documentário do Tottenham, e tem uma situação em que o [José] Mourinho fala que o Harry Kane treina todo dia como um leão. Aí eu falei: pô, se o Harry Kane treina assim eu não vou treinar? Tem que se inspirar nesses caras, que são os tops do mundo”, completa Rômulo.
*O jornalista viajou a convite do RB Leipzig
CNN Brasil












Leave a Reply