O episódio que finalizou os quase dez anos de acontecimentos em “Stranger Things” chegou para o público na noite de 31 de dezembro de 2025, arrancando algumas lágrimas dos espectadores em plena noite de Ano Novo.
Em um encerramento de pouco mais de duas horas, os irmãos Duffer, criadores da trama, exibiram os heróis de Hawkins arriscando sua vida para salvar o mundo. Como em qualquer guerra, muitas baixas eram esperadas.
A expectativa era alta para que alguns dos personagens queridos pelo público não sobrevivessem ao fim, como a dupla Steve (Joe Keery) e Dustin (Gaten Matarazzo). Também haviam teorias de que mortes inesperadas poderiam acontecer, como de Mike (Finn Wolfhard).
Porém a trama se reservou a que morressem os personagens com superpoderes e que tivessem conexão com o Mundo Invertido. Com a morte de Onze/Jane (Millie Bobby Brown), Vecna/ Henry Creel (Jamie Campbell) e Kali (Linnea Berthelsen), a produção colocou fim à todos conectados não só com as dimensões paralelas à real, como aos testes desenvolvidos no Laboratório de Hawkins. E como em todos os anos, uma lista de soldados do exército também morreram em meio à guerra.
Confira como aconteceram as principais mortes do último episódio:
Onze/Jane
Na 5ª temporada, Kali explica para Onze que, apesar de eles do fim dos problemas com as dimensões paralelas, elas nunca poderiam ter paz e sempre seriam alvos do exército norte-americano – que ao longo das últimas temporadas, está empenhado em capturar as adolescentes e controlar os seus poderes. Por isso, depois de conseguir impedir o fim da nossa dimensão, Onze teria escapado da emboscada do exército que a esperava no retorno do Mundo Invertido. Em uma cena repleta de lágrimas, o time de protagonistas vê que a jovem ficou no mundo paralelo enquanto a dimensão colapsa. Enquanto tudo é sugado pelo buraco negro, Onze desaparece.
Contudo, apesar de dar a entender que ela teria morrido, em uma das últimas cenas, Mike explica sua teoria de que ela teria sobrevivido e enganado seus perseguidores do exército. Segundo o adolescente, sua imagem no Mundo Invertido foi projetada por Kali e faltava um detalhe: a tatuagem de “11”. Ele analisa que a verdadeira Onze teria fugido ficando invisível e corrido para os túneis subterrâneos através da cidade. E agora, ela estaria descobrindo o mundo sozinha.
Vecna/ Henry Creel/ Um
O grande vilão da trama foi morto em uma batalha coordenada em diferentes frentes. Enquanto ele está em um embate corpo a corpo com Onze no Abismo, o grupo de Hawkins ataca o Devorador de Mentes. Ao mesmo tempo, Henry é enfraquecido ao ser levado pelas crianças a enfrentar uma memória traumática de sua infância, quando mata à sangue frio um cientista e ganha seus poderes.
Com a conexão de Will com a mente coletiva, ele e Onze empalam Vecna em uma dos espinhos do interior do Devorador de Mentes. Enquanto o vilão agoniza e sangra com o corpo pendurado no ferrão, Joyce (Winona Ryder) é quem dá os golpes finais, cortando seu pescoço com um machado, em um ato que simboliza vingança por cada morte causada por ele. “Você mexeu com a família errada”, declara a matriarca dando o golpe final que decapita o vilão.
Kali/ Oito
Em uma emboscado armada pelo Tenente Robert Akers (Alex Breaux), Kali e Hopper são capturados e ameaçados para revelar o paradeiro de Onze. Quando o helicóptero com a “criptonita” de Kali e Onze explode, Akers teria atirado em Oito durante o impacto, acertando a bala em seu tronco.
O momento da morte de Kali fica ambíguo no final da produção. A principio, a jovem teria morrido no Laboratório de Hawkins nos braços de Onze, ao dizer que “sempre soube que seu fim seria assim”. Contudo, conforma a teoria de Mike, ela teria sobrevivido a este momento e usados seus poderes para ajudar a irmã a fugir dos militares. Ferida no Mundo Invertido, ela teria morrido durante a explosão do Buraco de Minhoca.
Tenente Robert Akers
O oficial introduzido na 5ª temporada tem um único objetivo claro: capturar e assassinar Onze, que ele recorrentemente chama de “aberração”. Ele arma uma emboscada para capturar a jovem que está usando a câmara de água do Laboratório de Hawkins do Mundo Invertido. Enquanto ameaça Hopper a revelar o paradeiro de Onze ameaçando a vida de Kali, ele e seus soldados são impactados por explosão armada por Murray (Brett Gelman) derruba o helicóptero que tem a “criptonita”, que cria um efeito supressor nos adolescentes com poderes. Akers (Alex Breaux) então é paralisado por Onze, e morre após ela o fazer atirar em sua própria cabeça.
Stranger Things: Vecna tem relação com Joyce e Hopper? Entenda
CNN Brasil












Leave a Reply